2

Embriagai-vos. (La Fée Verte)

"É necessário estar sempre bêbado. Tudo se resume a isso, eis o único problema. Para não sentir o fardo horrível do tempo, que abate e faz pender a terra, é preciso que nos embriaguemos sem cessar.
Mas de quê?
De vinho, de poesia ou de virtude, como achar melhor. Contanto que nos embriaguemos.
E se, algumas vezes, nos degraus de um palácio, na verde relva de um fosso, na desolada solidão do nosso quarto, você despertar com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, pergunta ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder.
- É a hora da embriaguez!
Para não ser martirizado pelo tempo, embriagai-te.
Embriaga-te sem tréguas.
De vinho, de poesia, ou de virtude, como achar melhor."

Baudelaire
 

A La Fée Verte

Absinto e um destilado que mistura óleo essencial e mais 15 ervas,desenvolvido por volta 1972 (na época com 70% de álcool) por um médico francês Dr. Pierre Ordinaire, usado inicialmente como remédio torno-se popular entre os artistas parisienses até o inicio de século XX,e então a bebida foi proibida no em 1915. A La Fée Verte foi considerada droga de massas, o poderoso alucinógeno era consumido por boa parte da população tão comum que existia na época a chamada Hora Verde (entre 17:00 e 19: 00). Culpada ou não sobre o efeito da bebida Paul Verlaine (poeta), atirou em Arthur Rimbaud, seu amante na ocasião. Van Gogh, além de suas perturbações inatas, estava sob o efeito do absinto quando cortou a própria orelha e agrediu Gauguin (pintor francês do pós-impressionismo.) Em 1999 foi trazida pelo empresário Lalo Zanini (bares e restaurantes) ao Brasil.
Naty Fênix

Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Vincent van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec e Aleister Crowley eram adeptos da fada verde.

2 comentários:

  1. Oi Natalia! Como vai?

    Sobre a realidade, sóbrio, a realidade é dificil de enfrentar...
    Embriaguemos-nos então, de sonhos!

    TENHA UMA LINDA TARDE!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que essa isso não nos liberta? Bjs querido

    ResponderExcluir

Visitou a página deixe seu comentário e aproveite pra seguir as novidades.