0

O Dia dos Mortos

No dia 02 de Novembro, Dia dos Mortos é o dia de horar aos defuntos essa tradição tem origem indígena começa no dia 31 de Outubro a mesma data católica para o Dia de Todos os Santos.
O México e outros países da América Central celebram essa data, mais ao contrário do que acontece aqui no Brasil, no México a data é comemorada com muita festa, a data serve pra lembra pessoas queridas que já se foram. Segundo a tradição Mexicana os mortos escolhem essa data pra visitar seus parentes em terra, e embora tal data não seja comemorada da mesma maneira em outros países alguns de seus elementos se popularizaram em outras culturas. As Caveiras Mexicanas, que vemos espalhadas por ai, que se tornaram símbolos de estética em varias culturas, tem origem pré-hispânica, e a celebração do dia dos mortos de mais de 3.000 anos. As festas eram dedicadas a parentes e crianças mortas, comemorada sobre o comando da deusa ou Dama da Morte, figura que foi associada a ‘La Catrina’, do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913).

A ‘La Catrina’, por exemplo, é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas europeias.
Na celebração os doces, quase sempre de açúcar, são também confeitados no formato de caveiras, e em geral levam o nome do morto, também se come dessa data o Pan de muertos, um pão doce, polvilhado de açúcar, esse pão, não é consumido durante todo o ano exatamente por estar associado à celebração do Día de Muertos.As famílias montam e suas próprias casas, um pequeno altar para deixar, oferendas aos mortos, que incluem doces, cigarros, fotografias e varias imagens católicas, assim eles podem mostrar aos mortos que eles são lembrados e queridos.



E nesta data também em que as famílias se dedicam a limpar e enfeitar os túmulos dos parentes que se foram também enfeitam os túmulos com flores, assim como em outras culturas, lá o carro chefe é o Cempasúchitl, Crisântemo popular aqui também, os mexicanos acreditam que essa flor atrai e guia a alma dos mortos. A tradição mexicana, também utiliza balões iluminados para o mesmo fim, guiar os mortos, para a casa de seus parentes, e mostrar a eles o caminho de volta no fim da celebração. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitou a página deixe seu comentário e aproveite pra seguir as novidades.

@jogelingerie 😍😘 #lingerie #lingeriemodel #bookrosasp

Uma publicação compartilhada por Natalia Fênix (São Paulo) (@fenixnatalia) em