2

Entre o Branco e Preto existe cores...Falando dos Góticos.

Nos últimos tempos, venho recebendo e-mails me pedindo para falar mais sobre o tema de forma direta e especifica, ou quase isso, perguntas que nem sempre cabe a mim responder, logo estou aqui planejando tirar poeira dos livros e garimpar os sites para facilitar para vcs e deixar meus leitores felizes.

Gótico é aquela palavra associada a algo, como morcegos e cemitérios, que achamos que conhecemos ou entendemos, que eu e outros tantos adeptos estamos sempre aprofundando, tentamos simplificar, mais quando olhamos mais de perto descobrimos que é bem mais complexo e distorcido, não me basta um post para falar sobre tudo.(sorry)

Quando procuramos numa enciclopédia o termo "gótico' de cara encontramos, as referências arquitetura medieval do leste europeu, se vc tiver sorte, referencias aos poetas do mau do século, não podemos descartar aqui que a fascinação da nossa sub cultura por essas construções medievais e sua identificação com tais poemas, quem é o gótico que nunca quis viver no castelo do Drácula, ou quem sabe citou poesia no cemitério. 

 Não podemos deixar de ter algum fascínio por gravuras sombrias e romanceadas da era medieval, assim como fotografias e outras tantas formas de arte com uma estética obscura. Veja bem existe um fascino por aquilo que é sombrio seja lá de que era for, mais não está diretamente ligada aos góticos que vemos nas ruas. Muita gente admira a arte sombria, não apenas nos, talvez o que nos diferencie dessas pessoas seja o fato de não apenas admirar mais entender de maneira mais profunda. 

O próprio termo já gera discussões entre os adeptos, que dirá entre os não adeptos, que apenas caiem numa página que a firma falar única e exclusivamente desse tema, então para evitar que vc leitor fique ainda mais confusão, vou me limitar a falar sobre o gótico surgido no inicio dos anos 80, pelo mesmo de inicio.

Aqui vou colocando filmes livros, bandas e outras tantas referencias e influencias dessa Cultura, Subcultura ou Cena Gótica, não de forma didática, e sim da maneira como sempre gosto de falar com vcs batendo um papo e divagando, alias venho fazendo isso a algum tempo.

Não a como negar a ligação do gótico com o obscuro e o sombrio, como negar meu lado negro e sádico aqui, mas limitar esse meu estilo de vida apenas a isso é algo injusto a se fazer, o gótico a que me refiro aqui é do inicio dos anos 80 e chegou a Brasil sendo chamados de darcks (é isso galera só aqui no Brasil), e que não morreu com o passar das décadas. 

São aqueles meus amigos ou seus amigos, que vemos por ai, muitos deles desde a escola, aqueles que vc encontrava nos corredores, e hoje nas pista das baladas alternativas, com um look talvez preto demais, carregado demais, maquiados demais, que fala demais sobre livros e filmes, e bandas que vc talvez não conheça.

Primeira mente cabe esclarecer que o gótico é uma sub cultura "parte de uma cultura", temos por tanto alguns pontos característicos, que no Brasil e no mundo nos assemelha, que nos uni e não são apenas as roupas pretas, juro em qualquer parte do mundo o gótico faz piada de si mesmo.

O gótico tem como berço o pós-punk, que abrange um estilo de vida e somos associados diretamente a musica, a variedade é gigantesca, vc ficaria assustado, estética visual então, esse é outro ponto que rende, com varias influencias e muito preto pra encapar tudo, como maquiagem e acessórios. E claro um certo gosto para arte, literatura, cinema, principalmente temas de horror ultra romantismo, como conhecer o Gótico sem ser um pouco nerd, como se encontra um universo tão complexo e tão cheio de sub divisões estéticas e musicas.

Então vamos lá não se prenda apenas as roupas pretas, e não se classifique como fora ou dentro do universo Gótico, calma tem muita coisa para conhecer e sempre haverá, talvez não sejamos tão sombrios e nem vc seja tão luzente, sim entre o branco e o preto existem cores. 


Leia Também 


Pintou aquela duvida? A Autor Henrique Kipper, tira as algumas delas de forma rápida e divertida. 
                                          
E quem disse que gótico não prática esporte, conheça nosso time de futebol.

2 comentários:

  1. Olá, excelente post! realmente esse é um dos temas que rende.
    gostei do seu blog!

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada esse tema será abordado tambem no canal espero que nos acompanhe e deixe sempre sua sugestões ....

    ResponderExcluir

Visitou a página deixe seu comentário e aproveite pra seguir as novidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...